top of page

A importância do uso da Bioimpedancia no combate a obesidade.

A obesidade ainda é um grande problema em nossa sociedade. A obesidade está associada a doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e algumas formas de câncer.




Dados do Ministério da Saúde, obtidos em um levantamento inédito, apontam que a obesidade atinge 6,7 milhões de pessoas no Brasil.


O número de pessoas com obesidade mórbida ou índice de massa corporal (IMC) grau III, acima de 40 kg/m², atingiu 863.086 pessoas no ano passado. As informações públicas estão sendo divulgadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) no inicio de março.


A tecnologia BIA pode desempenhar um papel importante em iniciativas que contribuem para um estilo de vida mais saudável. O IMC, por exemplo, é um indicador limitado de saudabilidade porque fornece apenas informações sobre o peso corporal e não sobre percentual de gordura ou massa muscular. Portanto, o IMC pode ser enviesado. Após um encaminhamento, é aconselhável fazer uma análise de corpo inteiro que forneça informações sobre percentual de gordura, gordura visceral, massa muscular e equilíbrio de fluidos, entre outras coisas. As balanças de bioimpedancia estão equipadas com a tecnologia Bioelectrical Impedance Analysis (BIA). Uma tecnologia para mapear adequadamente a saúde de alguém. O que ajuda clínicas, nutricionistas, treinadores de estilo de vida e outros profissionais no controle de peso.


O uso de Balanças de Bioimpedancia é relevante para vários profissionais no controle de peso.

  • Nutricionistas: Os monitores de bioimpedancia fazem análises corporais precisas, que servem como ponto de partida para a elaboração de planos de tratamento individualizados. Ao monitorar e controlar a massa magra, entre outras coisas, a saúde metabólica e musculoesquelética pode ser protegida, bem como a mobilidade do paciente. Finalmente, a tecnologia ajuda a monitorar, tratar e diagnosticar pacientes para os quais o IMC não é uma medida apropriada (por exemplo, pacientes com distúrbios alimentares ou doenças agudas/crônicas).


  • Educadores Físicos: Com auxilio de uma bioimpedancia, você pode facilmente criar um programa de suporte personalizado totalmente baseado nas necessidades do cliente. A tecnologia também ajuda a fazer com que seus clientes entendam a saúde holística e por que o foco de um estilo de vida saudável deve ser a redução de gordura e a manutenção da massa muscular, em vez de apenas reduzir o peso corporal. Defina metas de saúde com base em relatórios claros e compreensíveis. Isso aumentará a motivação de seus clientes para manter o novo estilo de vida até que se torne um hábito verdadeiramente saudável.


  • Cirurgiões Bariátricos: A cirurgia bariátrica é um dos principais tratamentos para a obesidade severa ou mórbida e pode ser realizada por meio de diferentes técnicas cirúrgicas. Os dados servem como ponto de partida para a criação de planos de tratamento personalizados. Caso seja necessária intervenção médica, as balanças ajudam a monitorar a massa corporal magra para monitorar a saúde do paciente. Além disso, a tecnologia ajuda a medir e monitorar a água intra e extracelular, o que ajuda a detectar problemas pós-operatórios.

O uso da BIA na avaliação da composição corporal vem sendo cada vez mais comum na prática clínica, podendo o exame ser aplicado em indivíduos saudáveis ou portadores de doenças crônicas, utilizando-se equações devidamente validadas para as particularidades de cada paciente. Contudo, é recomendado o estabelecimento de critérios mais confiáveis para a análise e interpretação dos resultados da BIA sendo feito com equipamentos confiáveis e com resultados fidedignos.


Nós da Adoro Eletrônicos, temos o melhor custo beneficio para as melhores balanças de bioimpedancia do Mercado, oferecemos também o serviço de software para você que tem seu aparelho e hoje não entrega os resultados para seus clientes. Veja as melhore opções direto em nossa LOJA .


ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIAR COM MAIS INFORMAÇÕES



Adaptado de Tanita EU, SBCBM.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page