top of page

Cuidados com a saúde física e o Setembro Amarelo

Desde 2015, o nono mês do ano é dedicado à campanha “Setembro Amarelo” de prevenção ao suicídio.

De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 90% dos óbitos por suicídio estão ligados a doenças como depressão, distúrbios por uso de substâncias, esquizofrenia e transtornos de ansiedade.

No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, constatou que praticar atividades físicas de 20 a 30 minutos por dia pode afastar a depressão em longo prazo.

A ciência confirma o poder da atividade física para o bem-estar psicológico.

Experimentos recentes mostram que praticar uma atividade física também estimula o crescimento de células nervosas no hipocampo, região do cérebro que rege a memória e o humor.

“É tão benéfica a ponto de o exercício virar prescrição para pessoas deprimidas, agregado à psicoterapia e aos medicamentos”, comenta a personal trainer. Ela ainda explica que, durante e após uma sessão de treinamento funcional, há liberação de endorfina, que tem uma potente ação analgésica e, ao ser liberada, gera sensação de bem estar, conforto, alegria e melhora do humor. É importante ressaltar que as atividades físicas atuam como adicionais no combate à depressão e ansiedade e devem estar vinculadas ao acompanhamento de profissionais especializados, como educadores físicos, médicos e psicólogos.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page