top of page

CUIDADOS COM A SAÚDE NO INVERNO PARTE 2/2



Tenha uma alimentação saudável


O inverno é uma estação em que a gastronomia é tentadora, aumentando consideravelmente o consumo de pratos gordurosos e calóricos. Entretanto, manter um cardápio equilibrado, sem abrir mão das frutas, legumes e verduras é imprescindível.

Por ser um período em que o corpo é mais suscetível a doenças, a alimentação saudável tem um papel fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao sistema imunológico, garantindo uma maior resistência aos inúmeros riscos de doenças respiratórias.




Pratique exercícios físicos


A prática de exercícios físicos no inverno é outro hábito importantíssimo para fortalecer a imunidade em todo o organismo, promovendo a saúde física e mental. Além de acelerar o metabolismo, os esportes são capazes de melhorar a disposição para encarar a rotina. Basicamente, o gasto calórico do treino no frio é maior do que em temperatura amena pois o organismo precisa de mais energia para manter o corpo na temperatura adequada (em torno de 36,5 °C). "Quando se fala em exercício físico, qualquer situação do ambiente ou do clima que seja desafiadora (frio ou calor intenso, por exemplo), que cause ao organismo um nível adicional de estresse, demanda um consumo energético maior do nosso corpo", pondera Rafael Baptista, professor de fisiologia do exercício na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).



Portanto, mesmo que os dias frios provoquem desânimos, é essencial superar os obstáculos e praticar atividades físicas ao menos três vezes por semana. É uma atitude que vai proporcionar benefícios cruciais para ter resistência, melhorar o desempenho físico e até questões estéticas.




Atente-se à vacinação



As vacinas são imprescindíveis para fortalecer o sistema imunológico e evitar epidemias de doenças graves, com grande potencial para levar ao óbito. Sendo assim, manter as vacinas em dia contribui para permanecer saudável e evitar problemas em todas as épocas do ano. Além disso, segundo estudo realizado pela Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, pessoas que tiveram imunização contra a gripe podem apresentar um risco 24% menor de ter complicações causadas pelo coronavírus, demonstrando a importância da vacina para fortalecer o sistema imunológico.


A melhor forma para ter qualidade de vida e bem-estar é por meio dos hábitos saudáveis, cuidando bem da alimentação, hidratação, saúde mental, manter consultas médicas e exames periódicos sempre em dia, para agir preventivamente e evitar complicações.

Dessa forma, além de evitar diversas doenças comuns no inverno e em outras estações, você contribui para ter energia e disposição em todos os momentos. Ou seja, é a melhor alternativa para viver bem e atingir os objetivos pessoais da melhor maneira possível.





BASEADO EM: IMPORTANCIA DA AGUA PARA A SAUDE ,TANITA.EU 2020 Dicas de cuidados com a saúde no inverno MED DIAGNOSTICA 2018

Viva bem Noticias 202 TREINAR NO FRIO.

PARTE 2/2.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page