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Exercícios físicos em casa

A pandemia popularizou algo que veio pra ficar: fazer atividades físicas sem colocar o pé na rua. Mas será que vale a pena?




Imagine a cena: após um dia de trabalho, você só troca de roupa, come alguma coisa e começa a treinar no seu lar, doce lar. Nada de se deslocar até uma academia, pagar mensalidade ou se ajustar aos horários de lá. Se não foi o seu caso, saiba que essa cena começou a se repetir cada vez mais após a pandemia.


A solução para as restrições foi se exercitar em casa mesmo, muitas vezes com aulas online. E esse movimento, com a sua comodidade, parece estar se consolidando.

Para começar a treinar, o primeiro passo é fazer um check up médico e garantir que tudo está certo com a saúde.

Com os exames em dia, o mais indicado é que se procure um profissional qualificado para orientar a atividade física.

Com paciência e a devida orientação, os treinos em casa são efetivos para emagrecimento, definição do corpo, e até mesmo ganho de massa.

Segundo a educadora física, existe um mito de que é preciso estar na academia para ver resultados, o que não é verdade. O que dá resultado não é o aparelho, mas o planejamento de treino. Muita gente fala que treinar em casa não dá resultado e muitas vezes isso acontece porque o corpo acostuma. Se você for para a academia e fizer sempre o mesmo treino, também vai estagnar.

Com o avanço da tecnologia tudo ficou ainda mais fácil. Sobram aplicativos e serviços online com dicas de exercícios que podem ser feitos apenas com pesinhos, elásticos ou até mesmo um colchonete. E o melhor: a maioria deles tem a opção gratuita e muitas funcionalidades para quem quer apenas fazer um teste antes de assumir o compromisso. Fora da academia e sem a fiscalização constante dos personais, também é importante estabelecer uma rotina para não fugir dos treinos. Determinar um horário e separar um cantinho da casa para a prática da atividade costuma ajudar na disciplina.


O ideal é que o local esteja o mais livre possível, para que a pessoa possa se movimentar sem riscos.


Atrelado a tudo isso, você pode ter um controle mais assertivo de sua evolução e uma medição de sua ingestão caloria de forma eficiente, utilizando para isso um aparelho de Bioimpedancia, para que o treino seja ele em casa ou na academia tenha efeitos positivos em seu corpo, para o ganho de massa muscular e diminuição da gordura corporal.



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Adaptado de Ingrid Luisa Outubro 2022


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