top of page

DICAS PARA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS FESTAS DE FIM DE ANO.

Atualizado: 22 de dez. de 2022

Reunir familiares e amigos em volta de uma mesa repleta de comidas variadas, este é o cenário das festas de fim de ano. Mas como aproveitar a comilança característica dessa época sem pôr em risco a dieta e os exercícios físicos realizados ao longo do ano?


Segundo a coordenadora de nutrição, Regina Stikan, existem formas de aproveitar as festas sem perder o foco.






Festa de confraternização, Natal, Ano Novo… Não é fácil manter o foco quando o cardápio é tão variado. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a comer com equilíbrio e moderação, ao mesmo tempo em que aproveita um pouco de tudo.



1 - Não faça restrições durante o dia


Muitas pessoas deixam de comer durante o dia para comer nas festas no período da noite e isto é um erro. Não se alimentar direito pode aumentar a sua sensação de fome e te incentivar a comer bem mais. Coma pequenas porções e alimentos mais leves, como uma carne e uma salada, um iogurte com frutas, castanhas, por exemplo.




2 - Moderação


A quantidade de comida indicada varia de pessoa para pessoa. A recomendação é consumir uma porção de cada prato, sem repetições. Assim dá para aproveitar o cardápio sem a necessidade de proibir um ou outro alimento.


"Claro que não precisamos proibir as ceias. A regra é evitar os excessos e manter uma alimentação equilibrada nos demais dias." - Coordenadora de Nutrição.

3 - Prato Balanceado


A salada é uma ótima opção para comer antes do prato principal. Escolha diferentes folhas e complementos como tomate cereja, castanhas, até salada de grão de bico e lentilha são super saborosas e nutritivas. Assados e grelhados são boas opções. Prefira legumes ao invés de embutidos, que são de fácil digestão.

Se você for o cozinheiro, procure alternativas no modo de preparo: troque o frito pelo assado e use temperos naturais ao invés dos industrializados.


4 - Sobremesas

Invista nas frutas! Esta época do ano é muito rica em diversos tipos de frutas e nada melhor do que incorporá-las na sobremesa.

Além de poder comer in natura, que tal fazer uma salada de frutas bem gostosa? Gelatina também é uma boa opção


5 - Beba com moderação


Por último, mas não menos importante. A bebida alcoólica só deve ser consumida com moderação e nunca em jejum. “É fundamental manter o organismo hidratado, pois o álcool provoca perda hídrica. Por isso, intercale com água ou suco de frutas naturais”.


Deu para perceber que é possível manter, na medida do possível, uma alimentação saudável nas festas de fim de ano, não é mesmo?

O equilíbrio é a palavra-chave e sempre que tiver uma opção mais leve, opte por ela.

E se você quer começar 2023 com uma vida mais leve a alimentação equilibrada e saudável agora é o momento!

"Uma longa viagem começa com um único passo". -Lao-Tsé



Adaptado de Fim de ano Saudável , AmericanCor; Dezembro de 2019.



ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIAR COM MAIS INFORMAÇÕES




ADORO ELETRÔNICOS

24 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page