A baixa umidade do ar e as mudanças bruscas na temperatura, características típicas das estações frias do ano, criam condições ideais para o surgimento de doenças.
Nesse sentido, é um período em que o organismo fica mais suscetível a doenças e problemas respiratórios, como alergias, gripes, sinusite, bronquite e resfriados – além disso, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia, nos dias frios os índices de infartos podem aumentar em até 30%.
É um período do ano em que a incidência de desconfortos, risco de infecções e ressecamento de mucosas é elevada. Há relação entre as baixas temperaturas e a umidade do ar, pois ambas oferecem riscos intensos e causam prejuízos notáveis para a saúde, como o aumento do risco de infecções virais, bacterianas, redução da imunidade, e favorecem o surgimento de complicações cardíacas. Além disso, é um período em que as patologias respiratórias são comuns, dentre elas:
Gripe; Resfriado; Rinite; Sinusite; Otite; Asma; Bronquite; Pneumonia.
O inverno é uma época do ano que merece atenção especial para cuidar da saúde e evitar todas essas complicações – contribuindo para ter mais qualidade de vida e disposição para encarar os desafios diários e aproveitar todos os momentos. Sendo assim, é primordial que algumas medidas preventivas sejam adotadas no dia a dia, para evitar sintomas e complicações. Algumas atitudes simples no cotidiano podem fazer grande diferença para evitar problemas com potencial para causar quadros graves.
Cuide da hidratação
A hidratação é importante em todas as épocas do ano e para todas as pessoas, entretanto, o inverno é uma estação que exige mais atenção. É fundamental beber água diariamente, pois um dos fatores mais importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico é a hidratação, facilitando o combate a diversas doenças infecciosas – além de evitar problemas digestivos e intestinais. Também é preciso cuidar da hidratação da pele e das vias aéreas. Nesse tempo mais frio:
Utilize um umidificador de ambientes;
Utilize soluções específicas para hidratar as narinas;
Evite banhos longos com a água muito quente;
Utilize sabonetes neutros;
Utilize cremes hidratantes para a pele.
Mantenha os ambientes arejados
Fechar a casa ou ambientes de trabalho em dias frios é uma atitude comum, no entanto, é perigosa e favorece a ocorrência de doenças e alergias. A falta de circulação do ar aumenta a possibilidade de proliferação de vírus, ácaros, fungos e outros microrganismos.
Sendo assim, evite locais fechados, com aglomerações e, quando estiver em casa, mantenha as janelas abertas e higienize as roupas de cama. Além de evitar alergias e doenças como a gripe, você contribui para manter sua casa segura e confortável.
CONTINUA NO PRÓXIMO BLOG...
BASEADO EM: IMPORTANCIA DA AGUA PARA A SAUDE ,TANITA.EU 2020 Dicas de cuidados com a saúde no inverno MED DIAGNOSTICA 2018
Viva bem Noticias 202 TREINAR NO FRIO.
PARTE 1/2.
Comentarios