top of page

Cuidado com a Saúde Mental -JANEIRO BRANCO

Cuidado com a Saúde Mental. -JANEIRO BRANCO




O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que busca chamar a atenção para o tema da saúde mental na vida das pessoas. O mês de janeiro foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano.

Em 2023, o tema do Movimento Janeiro Branco não poderia ser outro:


A VIDA PEDE EQUILÍBRIO!



A vida moderna tem trazido inúmeras conquistas e benefícios, mas, ao mesmo tempo, tem cobrado um preço muito alto de cada ser humano.

Excesso de demandas, grande volume de cobranças, desgaste físico e mental, envolvimento emocional e outras questões acabam causando diversos transtornos de ordem psicológica. Dessa forma, é muito comum resultar em estresse, ansiedade e depressão, sem falar na já conhecida Síndrome de Burnout.

O desequilíbrio em todas as áreas acarreta consequências:

Desequilíbrio na alimentação? A nossa saúde paga o preço.

Desequilíbrio no trabalho? Adoecemos no trabalho e é prejuízo atrás de prejuízo.

Desequilíbrio nas relações sociais? As consequências sempre chegam na forma de muitos sofrimentos, de injustiças e de vários adoecimentos.


Manter o equilíbrio mental, físico e emocional é uma tarefa difícil para muitos. Além de ser desconfortável estar em desequilíbrio, os aspectos emocionais podem afetar até a nossa percepção em relação à aparência física. Pequenas atitudes podem ajudar a alcançar esse equilíbrio. A primeira delas, que é uma condição para todas as outras, é ter atenção. Toda mudança depende desse elemento essencial. É necessário colocar atenção na própria vida e perceber quais são os hábitos que estão sendo cultivados. Identifique o que deve ser mantido, o que deve ser desenvolvido e o que deve ser eliminado.


Reconhecer o próprio padrão de funcionamento também é uma tarefa para quem quer alcançar o equilíbrio físico, mental e emocional. Autoconhecimento e o autogerenciamento são sinônimos de uma vida equilibrada. Não é possível alcançar equilíbrio físico, mental e emocional sem reconhecer seu padrão de funcionamento e desenvolver habilidades para autogestão.


Observe seus pensamentos, identifique suas emoções e o que as ativa, analise os seus comportamentos e cuide de você como você cuidaria de alguém que está sob sua responsabilidade!


Lembre-se que esse cuidado deve ser feito com acompanhamento profissional, mas você pode mudar alguns hábitos em sua rotina.

Reserve momentos para relaxar

Os momentos de descanso são pouco valorizados, mas representam um momento de pausa para a mente. Procure incluir na rotina alguns minutos para esvaziar a cabeça e use os fins de semana para descansar e se divertir.


Pratique atividades físicas

Além de ser essencial para o cuidado com o corpo, a prática de exercícios ajuda a aliviar a ansiedade, melhora a disposição e traz melhores noites de sono. Além de melhorar a aptidão física, o exercício físico regular também pode melhorar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral.

Os exercícios ajudam a melhorar a autoestima, a imagem corporal, a cognição e a função social de pacientes em risco de saúde mental. Nesse caso, atividade física se refere a qualquer movimento físico produzido pelo tecido muscular esquelético que faz com que o praticante consuma energia. Nessas atividades, há também componentes biológicos psicossociais, culturais e comportamentais, como jogos, lutas, dança, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamento. Tudo isso faz da atividade física uma ferramenta imprescindível para a promoção da saúde mental, e seu custo é muito menor se comparado a outros tratamentos e medicamentos.


Tenha uma rotina de sono saudável

O sono de qualidade ajuda a estar preparado para o dia seguinte, reduzindo o cansaço físico, mental e a sensação de esgotamento. Assim como melhora o humor e a disposição.

Durante o sono, o cérebro é capaz de fortalecer emoções positivas e enfraquecer emoções negativas, o que pode ser decisivo no tratamento de transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse pós-traumático.



Cuide da sua alimentação

Ter uma dieta equilibrada é importante porque alguns alimentos liberam substâncias que atuam no cérebro e influenciam positivamente na saúde mental.A comida impacta nosso cérebro, cognição e estado emocional. Alimentação saudável é qualidade de vida. Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.


Não tenha vergonha, busque tratamento.

Não deixe de buscar ajuda por sentir vergonha. A saúde mental é tão importante quanto a física e precisa de atenção e cuidado constante. Por isso, ao primeiro sinal converse com um especialista.


Para saber mais sobre a campanha acesse JANEIRO BRANCO. Adaptado de Janeiro Branco 2023.




15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page