top of page

Diferentes tipos de corpo afetam nossas necessidades de treinamento?

A identificação de diferentes tipos de corpo geralmente é baseada em uma avaliação de sua estatura, massa muscular e gordura. Embora cada organismo seja único e tenha suas particularidades, é possível traçar algumas semelhanças entre os indivíduos e, a partir daí, definir biotipos padrões - que são determinados, essencialmente, de acordo com a estrutura óssea e o funcionamento do metabolismo. A abordagem foi definida por um psicólogo americano, William Herbert Sheldon, na década de 1940, que cunhou os termos que ainda usamos hoje: Ectomorfo , Endomorfo e Mesomorfo .

Para diferenciar os biotipos corporais é importante analisar dois fatores simples: a estrutura óssea (que pode ser mais compacta ou alongada) e o funcionamento do metabolismo (que pode ser mais lento ou acelerado).



Um ectomorfo terá uma construção alta e leve, pequenas articulações e músculos magros. Pessoas com esse tipo de organismo têm um metabolismo bem acelerado - ou seja, têm menos chances de acumular gordura, pois queimam calorias com mais facilidade. Além disso, um indivíduo com corpo ectomorfo costuma ter ossos alongados e ombros curtos.

Um endomorfo típico terá um corpo mais curto, mais quadrado e pode facilmente ganhar gordura. Indivíduos com esse perfil têm um metabolismo mais lento e, consequentemente, uma tendência maior para o ganho de peso (aumento de gordura corporal). Além disso, esse biotipo tem uma estrutura óssea maior, mais larga e, assim como o mesomorfo, apresenta certa facilidade no ganho de massa muscular. Geralmente, pessoas com corpo endomorfo precisam ter um controle maior com o consumo de certos alimentos (em especial, produtos gordurosos ou com muito açúcar) para regular o peso e os níveis de colesterol.


Os traços do Mesomorfo são uma forma tipicamente atlética e respondem rapidamente ao treinamento com diferenças visíveis logo aparentes. Pessoas com corpo mesomorfo costumam ter uma facilidade tanto em ganhar peso quanto em perder. Por isso, os cuidados com a alimentação devem ser bem frequentes. Esse biotipo é definido basicamente por uma ossatura média, uma aparência mais atlética e músculos fortalecidos. Um indivíduo desse perfil tem metabolismo intermediário (nem tão acelerado, nem tão lento) e consegue ganhar massa magra com bastante facilidade - ou seja, treinos de musculação costumam render bem.


Teste para descobrir de forma prática seu tipo


William Hebert Sheldon, psicólogo americano, junto com seu assistente do uma simples avaliação do relacionamento com o punho com a altura. O teste não deve ser levado como definitivo, já que não é totalmente preciso. O punho da mão que pretende tocar é fácil com a mão e o dedo médio e fácil com o punho da mão que pretende tocar é fácil com o punho da mão que pretende tocar as pontas.


Independente das características físicas que você possa ter, você não precisa deixar que isso controle sua busca para ser mais apto e saudável e essa jornada deve começar com você sabendo o que está acontecendo, por dentro. Ter um acompanhamento adequado com exames de bioimpedancia te dará uma compreensão clara do seu nível de músculo e gordura e, principalmente, sua distribuição pelo seu corpo. Conhecimento é poder e você estará em uma posição melhor se souber de onde está começando.

Depois de entender sua composição corporal, você pode sobrepor esse conhecimento às características que podem ser influenciadas pela forma do seu corpo e trabalhar em um plano de condicionamento físico adequado para você.




ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIAR COM MAIS INFORMAÇÕES


ADORO ELETRÔNICOS



Adaptado de Tanita.eu ,Conquiste sua vida, 2020.


92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page