top of page

Por que temos que ir além do IMC e falar sobre músculos.

Peso e IMC são medidas desatualizadas e inadequadas para avaliar a saúde de um indivíduo. Os factores de risco não estão associados ao “peso”, estão ligados ao que constitui esse peso. Neste blog discutiremos o músculo, a importância de medi-lo, como medi-lo e o impacto que isso terá tanto nos seus clientes quanto no seu negócio.


O Índice de Massa Corporal (IMC) tem sido, por muito tempo, uma medida padrão para avaliar a saúde e o peso corporal de uma pessoa. No entanto, essa métrica simplificada muitas vezes não conta a história completa. Afinal, o IMC não faz distinção entre diferentes componentes do corpo, como gordura, músculos e ossos. Isso significa que duas pessoas com o mesmo IMC podem ter composições corporais muito diferentes. É por isso que é crucial irmos além do IMC e considerarmos a importância dos músculos na saúde. Os músculos desempenham um papel fundamental em diversas funções do corpo, desde a sustentação da postura até o metabolismo basal. Eles não apenas contribuem para a força física, mas também desempenham um papel vital na regulação do açúcar no sangue, na saúde óssea e na prevenção de lesões.

Quando nos concentramos apenas no IMC, podemos perder de vista a composição corporal de uma pessoa. Alguém com um IMC na faixa saudável pode, na verdade, ter uma porcentagem excessiva de gordura corporal e uma quantidade insuficiente de massa muscular. Por outro lado, uma pessoa com um IMC considerado alto pode ter uma proporção significativa de massa muscular e baixo teor de gordura.


As implicações de manter uma massa muscular saudável à medida que envelhecemos estão a tornar-se cada vez mais óbvias. Um artigo recente no  jornal Times coloca o foco na massa muscular e a mensagem sobre a Sarcopenia foi dirigida aos maiores de 50 anos, informando-os que estão a perder pelo menos 1% de massa muscular todos os anos e indo mais longe ao dizer que este é um  'causa significativa de morte prematura.' Uma massa muscular saudável  leva a menos tempo gasto em ventiladores na UTI, melhores resultados no diagnóstico de DPOC, sintomas menos graves da doença de Alzheimer e uma chance 60% maior de sobreviver ao câncer de mama , para citar apenas alguns. “Os nossos  músculos  desempenham um papel vital na nossa saúde em todas as fases da vida, desde permitir movimento e equilíbrio até contribuir para a força física, funcionamento dos órgãos, integridade da pele, imunidade e cicatrização de feridas”.

Como monitoramos os músculos?

Utilizar frequências elétricas para medir a composição corporal, um dos muitos resultados disponíveis é a massa muscular. A balança de bioimpedância surge como uma ferramenta valiosa para ajudar a avaliar a composição corporal de forma mais abrangente. Este dispositivo utiliza uma corrente elétrica suave que passa pelo corpo e mede a resistência encontrada. Como os músculos têm mais água e condutividade elétrica do que a gordura, a bioimpedância pode estimar a proporção de gordura, músculo e água no corpo. Ao utilizar uma balança de bioimpedância, podemos obter informações mais precisas sobre a composição corporal de uma pessoa. Além de apenas olhar para o peso total, podemos entender a quantidade de massa muscular que ela possui em relação à gordura. Isso é crucial, especialmente para aqueles que estão buscando melhorar sua saúde física e alcançar metas de condicionamento físico.

 


No entanto, é importante notar que a bioimpedância tem suas limitações. Fatores como a hidratação, a ingestão de alimentos e a atividade física podem afetar as leituras, resultando em variações temporárias nos resultados. Além disso, pessoas com certas condições médicas, como edema ou implantes metálicos, podem apresentar resultados menos precisos.

 

E essencial irmos além do IMC e considerarmos a importância dos músculos na saúde global. A balança de bioimpedância oferece uma maneira conveniente e acessível de avaliar a composição corporal e entender melhor a relação entre gordura e músculo. Ao adotarmos uma abordagem mais abrangente para avaliar nossa saúde, podemos tomar decisões mais informadas e eficazes para promover o bem-estar a longo prazo. Ainda não tem uma balança?


Nós da Adoro Eletrônicos 🖱️ temos as melhores balanças do mercado. Trabalhamos com as fabricantes Tanita, Beurer e Bioeasy. Todos os nossos produtos acompanham software, onde você consegue gerar os relatórios de suas avaliações. Veja mais de nosso portifólio em nossa Loja.

 Adquira já a sua!



ESTAMOS A DISPOSIÇÃO PARA AUXILIAR COM MAIS INFORMAÇÕES Adaptado de Tanita EU, por Simon Wilkinson


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page